# As escolhas de Natal de Maria Barros

# As escolhas de Natal de Maria Barros

artigos de decoração de natal deborla

Na nossa casa o Natal chega, quase sempre, bem cedo e este ano não foi exceção…

Tentei manter alguma simplicidade aliada ao verdadeiro espírito natalício que, na verdade, se consegue sempre melhor usando as cores tradicionais. Como a nossa sala já tem muitos elementos verdes na decoração, bastou adicionar o branco e encarnado para criar todo o ambiente de festa. Na verdade quando fui comprar as velas apaixonei-me por estas cor-de-rosa e a partir daí adicionei mais este elemento de cor, que acaba depois também por aparecer, muito discretamente, nas rosas dos arranjos florais e nos pratos rasos.

Quem me conhece sabe que não há festa sem flores e o Natal não é exceção… Adoro ir à praça, comprar as flores que no momento se evidenciam e depois em casa acabo por criar os arranjos sem grandes planos… um processo natural e orgânico.

Para a semana muito provavelmente os arranjos serão diferentes e com estas pequenas mudanças vamos renovando a imagem decorativa até ao dia dos reis, para não se tornar cansativo para todos.

Por outro lado, a árvore de Natal irá manter-se intacta até ao último dia, uma vez que é artificial, aliás como quase todos os anos cá em casa, porque desde sempre tentamos ter uma consciência ecológica e ambiental sobre o negócio dos pinheiros, daí que apesar de ter saudades do cheirinho de pinheiro cortado, me contente com estes sucedâneos. Adorei este pinheiro em particular.

De toda a oferta que encontrei da loja DeBORLA, a melhor que já vi de Natal nos últimos anos em Portugal, acabei por escolher estas Candy-Canes enormes em primeiro lugar como o elemento decorativo principal da árvore. A partir dai as bolas lisas encarnadas, às riscas, bolinhas  e flocos de neve brancos acabaram por vir como complemento.

Voltei a esquecer-me de comprar uma estrela para colocar no topo da árvore, como sempre. Mas até ao Natal ainda tenho tempo de voltar. Na DeBORLA havia estrelas de várias cores e tamanhos… para todos os gostos, na verdade!

Das peças decorativas que escolhi na loja DeBORLA as que mais gostei foram, sem duvida, os soldadinhos quebra nozes e a casinha encarnada que acabei por colocar no hall da entrada. Acabo por ser atraída inconscientemente pela linguagem meia inocente ou mesmo infantil que certos elementos natalícios têm. Talvez por me fazerem voltar à minha essência, à memoria de outros tempos e ao que realmente importa no Natal…

Maria Barros

Veja aqui o catálogo do Melhor Natal de Sempre.

artigos de decoração de natal deborla

Maria Barros nasceu em Moçambique, em 1971. De lá trouxe o gosto por dias quentes e uma forma de estar na vida descontraída. Um eterno Verão…
A mais nova de três irmãos, cresceu em Portugal com os olhos postos no mar e um pé na praia.
Numa casa sempre cheia de amigos, onde o gira-discos da mãe nunca parava de tocar. A infância foi a base de tudo! Uma imaginação que cresceu sem rédeas. O princípio de um gosto por tudo o que a vida tem de bonito!
A sua formação artística (académica) começou nos Estados Unidos, em 1989, com uma professora de pintura que ficará para sempre no seu coração, por tê-la incentivado a seguir um sonho.
De volta a Portugal, estudou no IADE e na Sociedade Nacional de Belas-Artes.
Em 1994 foi estudar Design de Interiores para Londres, na KLC School of Interior Design. Lá aprendeu o rigor que hoje põe em cada projecto e esta coisa tão pouco lusitana que é a pontualidade.
Iniciou a sua carreira profissional no atelier de Graça Viterbo. Foi onde aprendeu o que os melhores podem e sabem ensinar.
Hoje é uma conhecida profissional na área da decoração. Além de inúmeros projectos com a sua assinatura, colaborou em diversas publicações da área nos últimos anos (teve uma crónica mensal na revista Caras Decoração durante 3 anos) e participou em alguns programas de televisão como o Querido Mudei a Casa.
Em 2010 lançou um guia prático de decoração com A Esfera do Livro. Chamou-lhe Casa Feliz.
Desde 2013 que tem um blog de Life Style (Addicted-to-Style) onde semanalmente partilha as suas experiências sobre decoração e não só.
Em 2014 foi galardoada com dois importantes prémios no universo do Design de Interiores. Best Interior Design Apartment (European Property Award) para o projeto de um apartamento em São Bento, Lisboa e uma Honorable Mention dos International Design Awards pelo projeto conceptual do novo hotel Atlântico no Estoril.
Viaja sempre que pode, por ser um dos maiores estímulos que pode dar à sua criatividade. Faz as malas e vai ao encontro do mundo.
Gosta de coisas simples… namorar, mimar os seus dois filhos, comer gelados e viver despreocupadamente.
Maria Barros é a diretora criativa da MB Home, empresa que fundou em 1997. Com escritórios em Cascais, a MB Home é uma empresa que se tem dedicado desde o primeiro dia a desenvolver projetos de interiores para casas, escritórios e espaços comerciais felizes. Usar o design e a decoração como meio de melhorar a vida de quem contrata os seus serviços é o seu principal objetivo.
Para ficarem a saber mais sobre a sua filosofia de trabalho podem ler o seu livro, lançado em 2010 pela Esfera do Livro, a que chamou Casa Feliz – Um Guia Prático de Decoração.
Podem também “encontrá-la” no seu blog de Life Style (Addicted-to-Style) onde escreve sobre decoração e não só.

# As escolhas de Natal de Maria Barros
Tagged on:                                             

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *