# Caçarola vs frigideira?

# Caçarola vs frigideira?

revolucao_gastronomica_deborla

Entre dicas preciosas, o Chef Miguel Teixeira esclarece as diferenças entre caçarola e frigideira, mas deixa uma certeza: ambas são indispensáveis na sua cozinha e não faltam vantagens na utilização de ambas.

Descubra as vantagens de cada uma!

Caçarola

O que seria da cozinha e da gastronomia sem as panelas? São dos utensílios mais importantes de uma cozinha e estão sem dúvida englobadas na rotina do nosso dia a dia. No entanto, existem panelas e panelas. Altas, baixas, mais largas ou menos largas, tudo depende do que queremos e como queremos cozinhar. A caçarola é uma delas. A sua designação tem origem no latim e significa vaso para cozinhar. Indicada para a confeção de cozidos e estufados, tem o seu nome associado a “Casserole”, do Francês, que é um guisado com carne, legumes e batata.

A caçarola é caracterizada por ter uma boa profundidade, duas pegas e usualmente vem acompanhada com tampa. A mesma pode variar de material, desde cerâmica, bastante resistente a choques térmicos e que pode ir diretamente ao fogo sem que sofra qualquer tipo de alteração. É possível ser também usada em fogões convencionais, micro-ondas, fogões elétricos ou vitrocerâmica. Temos também a caçarola fabricada em inox, é ideal para manter os alimentos aquecidos por mais tempo e no momento de confeção consegue distribuir o calor uniformemente por todos os alimentos.

Frigideira

Existem alguns utensílios na cozinha que são indispensáveis e a frigideira é seguramente uma delas. Além de muito prática, a frigideira ajuda-nos na cozinha, bastante prática e versátil na sua utilização, desde o saltear de uns legumes ao marcar uma peça de peixe ou carne e mesmo passando pelo fritar de umas batatas. Tudo é possível de se fazer com uma frigideira. A frigideira antiaderente de alumínio é útil para a preparação de alimentos de forma mais saudável, pois os alimentos confecionam com menos gordura sem com isto agarrarem na frigideira. Ideal para quase tudo, desde saltear legumes, a marcar um filete de peixe, tudo é feito sem a necessidade de grande adição de gordura. Ao limpar uma frigideira com revestimento antiaderente, deveremos ter o cuidado necessário para não danificar o revestimento, pois caso contrário os alimentos vão começar a agarrar na mesma. Um verdadeiro clássico da cozinha profissional é a frigideira de ferro fundido, uma vez que retém a temperatura por mais tempo e conduz o calor ainda melhor do que as de aço inoxidável ou alumínio.
Ideais para marcar peças de carne, como bifes, sejam de novilho, frango ou porco e também para saltear carne para um ótimo strogonoff. Para limpar, nada melhor do que água logo a seguir à sua utilização, para que através da evaporação liberte todos os pedaços agarrado na mesma. Após esta operação, um esfregão que não seja demasiado agressivo é o suficiente para a deixar como nova.


Aproveite aqui a nossa linha de frigideiras e caçarolas anti-aderentes e bons cozinhados!

# Caçarola vs frigideira?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *