# Macramé, uma decoração versátil com origens ancestrais

# Macramé, uma decoração versátil com origens ancestrais

workshop de decoração macramé

O macramé é mundialmente conhecido por diversos fatores. De origem árabe, mais concretamente turca (embora com alguns registos ainda anteriores) é uma arte de tecelagem que nasce de um entrançado de fios, nós e franjas, que tem vindo a ganhar grande diversificação nas diferentes aplicações a que se destina. Inicialmente desenvolvido pelas populações com menores recursos e que neste entrançado encontravam soluções simples para diversos fins, ora de utilidade como arrumação e trabalho, ora decorativas como suspensões.

Se recuarmos no tempo, muitas civilizações usavam esta forma de tecelagem, nas mais diversas matérias primas, desde juta, sisal, ou linho, mas ainda hoje exploradas para este fim, em locais mais remotos, na execução de tarefas diárias dedicadas ao trabalho mais rudimentar. Nos trabalhos diários como amarras para animais, o macramé chegou a ter lugar e ser uma solução de trabalho.

Nos tempos mais atuais, já nos habituámos a ver o macramé na decoração como por exemplo, em peças para suspensão de plantas, de forma conseguir a melhor exposição solar. Uma utilização muito própria dos climas mais tropicais. O macramé é uma solução ao alcance de todas as mãos com um pouco de arte e apetência para as manualidades ou DIY. Ou como solução de arrumação suspensa para ganhar espaço, sem grande preocupação estética ou decorativa. Apenas funcional.

Mas, nos últimos tempos, ganhou tal simpatia e adesão que se assumiu como uma tendência, tendo inclusivamente degenerado para o vestuário, bijuteria, etc.

Na coleção Deco’17 Outono/ Inverno das lojas DeBORLA, o Macramé tem um lugar especial. Destacado na coleção em diversas peças, desde suspensões, tapetes, almofadas, permite uma liberdade decorativa, versátil e adaptável a diferentes estilos. Em fios de algodão ou lã, os resultados dos nós entrançados combinados com padrões subtis e de cores neutras, assumem-se pela simplicidade.

Nas lojas DeBORLA realizámos workshops sobre esta temática, orientados no Porto e Matosinhos pela produtora Joana Figueiredo, e em Sintra com a estreia de The Master Bedroom. O enquadramento do macramé na coleção Deco’17 tem sido um sucesso. A participação nos workshops “Tendência Macramé” e “Sensação Macramé” permitiu a abordagem a esta arte com o esclarecimento das muitas opções que a mesma permite, tanto em funcionalidade como em estilo decorativo. A sua utilização em peças que compõem ambientes resulta no conforto outonal e na descontração de um espaço descomprometido. Um espaço a ser vivido e desfrutado na sua plenitude.

Deixamos o registo das diferentes abordagens, e a demonstração das possíveis combinações de peças e estilos, resultando sempre no que se pretende de uma decoração com macramé: conforto e descontração.

Consulte aqui o catálogo desta fascinante coleção “Deco2017 Outono/ Inverno”, e inspire-se numa renovação de origens ancestrais para diversos espaços da sua casa.

Coleção válida nas lojas físicas DeBORLA entre 22 de setembro e 16 de outubro de 2017, limitada ao stock existente.

# Macramé, uma decoração versátil com origens ancestrais
Tagged on:                                                                 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *