# Mil folhas de figo e noz com torta de batata Doce

Voltar

# Mil folhas de figo e noz com torta de batata Doce

DEBLOG_mil_folhas_figo_deborla

Confira a sugestão do DeBORLA Chef Miguel Teixeira e delicie-se com uma receita de mil folhas de figo e noz com torta de batata doce regado com mel e pó de laranja, simplesmente divinal!

Ingredientes (6 pax)

– 200 g Massa folhada
– 100 g Figos frescos
– 50 g Açúcar
– 25 ml Água
– Raspa de Limão
– 1 Vagem de baunilha
– 20 g Açúcar
– 10 g Maizena
– 1 Gemas
– 100 ml Leite
– 150 g Creme pasteleiro
– 100 ml Natas

Para a torta de batata-doce (100 g):

– 100 g Batata doce
– 75 g Açúcar
– 1 Gemas
– 1 Claras
– 30 g Farinha
– 5 g Fermento em pó

Para a areia de laranja (50 g):

– 10 g Manteiga
– 10 g Açúcar mascavado
– 1 uni Raspa e aroma de laranja
– 10 g Farinha trigo
– 10 g Farinha Amêndoa
– 50 g Coulis de frutos vermelhos
– 10 g de Açúcar
– 50 g Nozes torradas

Para decorar:

– Amores-perfeitos
– Crocante de chocolate
– Framboesa fresca
– Mel
– Mirtilo fresco
– Açúcar em pó

Preparação 

Abrir a massa folhada e esticá-la muito fina, picar e levar ao forno. Depois de cozer e estar como pretendido, deixar arrefecer e cortar em retângulos de 2,5 cm por 9 cm, reservar. Colocar ao lume os figos, o açúcar, a água, a raspa de limão e deixar cozer até atingir o ponto estrada. Retirar e deixar arrefecer.
Colocar ao lume o leite e a vagem de baunilha. À parte, colocar numa cuba o açúcar, a Maizena e as gemas ligar bem. Depois de o leite começar a ferver juntar a este aparelho mexendo bem e levar de novo ao lume mexendo sempre até engrossar. Retirar do lume, colocar num tabuleiro, cobrir com película e deixar arrefecer.
Bater as natas com o açúcar até ficar cremoso. O doce de figo, o creme pasteleiro as natas batidas, são ligados na mesma proporção, obtendo um creme de figo.
Cozer a batata-doce, retirar a pele e peneirar a batata até ficar em puré. Bater as gemas com o açúcar até ficar cremoso, colocar o puré de batata a farinha e o fermento, bater mais um pouco, à parte bater as claras em castelo e envolver no aparelho anterior. Tender em tabuleiros e levar ao forno a cozer, retirar e enrolar em forma de torta.
Numa cuba, ligar a manteiga com o açúcar mascavado, raspa de laranja e adicionando depois a farinha de trigo e a farinha de amêndoa, retirar, esfarelar em cima de um tabuleiro e levar ao forno. Depois de cozido, triturar para reduzir a pó.
Levar ao lume os frutos vermelhos com açúcar até reduzir. Retirar do lume, triturar com a varinha e passar por um passador de rede.

Por fim, é só degustar…Bom apetite!


Receita e foto: Chef Miguel Teixeira

# Mil folhas de figo e noz com torta de batata Doce

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *