# Almoço ou brunch…? Um brunch no jardim, está decidido!

# Almoço ou brunch…? Um brunch no jardim, está decidido!

Brunch no jardim - DeBORLA

Almoço ou brunch…? Um brunch resolve e certamente encanta. Almoço não. Resolvido.

Ontem foi o casamento da Patrícia e do Pedro. Foi uma festa belíssima, mas estou exausta, e a Marta e o Eduardo acabaram por dormir cá em casa. A festa durou até de madrugada, claro. Nunca iria permitir que fizessem uma viagem de regresso de 450 km depois de uma festa como aquela. Mas não posso apenas oferecer-lhes o quarto para pernoitarem. Para que possam fazer a viagem tranquilamente, antecipo o almoço para um brunch e resolvo a falta de tempo para as compras de um almoço condigno, fazendo-me valer da quantidade de ingredientes “soltos” que tenho aqui em casa. E são tantos… Uma refeição variada, retemperadora e certamente bem mais agradável que o tradicional almoço. E servido no jardim tem um cariz ainda mais informal e descontraído, depois de um casamento cheio de protocolo como o da véspera. E podemos ainda conversar e rir sobre todos os episódios fantásticos do “casamento P&P”, e que não foram poucos…!  É isso, um brunch no jardim e não se fala mais nisso.

Vamos lá organizar tudo: com o Eduardo estou tranquila. É o que se chama o emblemático “bom garfo”, para ele está tudo bem, e tem sempre apetite para uma boa mesa. A Marta contou-me ontem que está a experimentar o vegetarianismo e já fala na dieta vegan… mas a verdade é que ainda não está totalmente “rendida” o que me permite alguma liberdade. Oram bem, se lá em casa eles não têm problemas com essa diferença, eu vou descobrir rapidamente opções que me permitam agradar a ambos. Como a Marta ainda está na fase experimental, carne branca será uma boa opção para equilibrar. Tenho umas receitas com frango que são deliciosas, fáceis de confecionar e garantem uma apresentação estupenda para um brunch. Acredito que conjugadas com umas saladas ricas e variadas de certeza que ambos vão gostar!

Melão com presunto - DeBORLA

Vou iniciar com Kebab de melão com presunto (imagem em cima). Receita mais simples para um brunch é difícil. O segredo está na apresentação. Servir este kabab em dose individual com a arte dos palitos de bamboo e sobre uma tábua, faz o enquadramento ideal.

Ingredientes:
– Melão
– Presunto

Preparação:
Laminar o presunto
Cortar o melão em cubos
Dispor a gosto sobre tábua e palitos de bamboo
Finalizar com hortelã ou rúcula

Wrap de frango - DeBORLA

Um Wrap de frango é uma excelente proposta. Uma receita descontraída e ótima para a informalidade de um brunch no jardim!

Ingredientes:

– 1 embalagem de tortilhas wrap
– 2 colheres de sopa de queijo creme
– 1 peito de frango pequeno
– Bacon
– Alface
– Tomate
– Queijo Cheddar

 

Preparação:
Temperar o peito de frango
Grelhar o peito de frango e terminar no forno
Laminar o peito de frango
Misturar o frango com as 2 colheres de queijo creme
Preparar a alface e laminar o tomate
Grelhar o bacon
Colocar o wrap numa frigideira em lume médio e deixar tostar um pouco
Dispor os ingredientes de forma alternada
Enrolar o wrap e laminar como sugerido na imagem

Palitos de frango com cereais - DeBORLA

Terceira receita, desta vez uma conjugação de cereais e frango. Um registo fingerfood muito trendy e simples. Provei e fiquei fã: Palitos de frango com cereais.

Ingredientes:
– Peito de Frango
– Sal
– Pimenta
– Paprika Fumada
– Molho sweet Chili
– Pão ralado
– Óleo
– Cereais Corn flakes
– Farinha
– Ovo

Preparação:
Cortar o peito de frango em tiras
Temperar
Deixar repousar
Esmagar os cereais corn flakes e misturar com o pão ralado
Passar o frango por farinha, ovo e pela mistura de cereais com o pão ralado
Fritar em óleo abundante

Asas de frango - DeBORLA

Mas a variedade num brunch é determinante para uma mesa que convida! Ainda no registo de carne branca, as Asas de frango são a prova de como é simples abrir o apetite com a utilização dos condimentos certos e uma apresentação sugestiva. Um travo picante a uma parte do frango que é por norma desvalorizada. Este brunch promete!

Ingredientes:
– Asas de Frango
– Sal
– Pimenta
– Paprika Fumada
– Molho sweet Chili
– Óleo
– Farinha

Preparação:
Arranjar as asas de frango
Temperar
Deixar repousar
Passar o frango por farinha
Fritar em óleo abundante

Burguer de novilho - DeBORLA

Numa alternativa à carne branca, um Burguer de Novilho é indispensável para o Eduardo que é apreciador destes sabores. Mas esta receita tem um detalhe supremo: em vez de servido no comum pão de hambúrguer, utilizamos bolo do caco, tradicional da ilha da Madeira!

Ingredientes:
Burger de Novilho
Alface
Tomate
Maionese
Mostarda
Ovo
Bolo do Caco
Presunto

Preparação:
Laminar o presunto
Marcar o hamburger previamente temperado
Misturar a maionese com a mostarda
Abrir o pão e torrar
Preparar a alface e laminar o tomate
Estrelar o ovo

A parte mais difícil está resolvida: a ementa. A mesa faz-se por si. Louças e acessórios ligeiros, práticos e sóbrios facilitam-me a vida num dia em que o cansaço fala alto, mas a vontade de estar com os amigos é superior. Há lojas extraordinárias que nos descomplicam a vida num abrir e fechar de olhos e a mesa é prova disso. A breve estadia da Marta e do Eduardo aqui em casa dá-me o alento que preciso para preparar este brunch com muito carinho e vontade de por a conversa em dia, agora longe da confusão da festa de casamento e no sossego do nosso jardim. Momentos felizes e descontraídos precisam-se para fugir à rotina. Let’s brunch!

*receitas e empratamento sugeridos em exclusivo pelo Chef Miguel Teixeira para as lojas DeBORLA  

# Almoço ou brunch…? Um brunch no jardim, está decidido!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *